ESTE É, ATUALMENTE, O MAIOR DESAFIO DAS EMPRESAS E SEUS GESTORES. Criar, desenvolver e manter ambientes organizacionais que levem as pessoas a estarem felizes e como conseqüência desenvolverem valor maior produtividade em seu trabalho, trazendo com uma série de comportamentos positivos, maior lucratividade à empresa.

As fórmulas criadas nos séculos passados por estudiosos de administração não funcionam mais para motivar e fazer com que as pessoas queiram se vincular a uma empresa e para darem o seu melhor recebam em troca um salário. Só existe geração de valor com o trabalho de gente e cada vez mais nos ambientes de negócios fica a certeza de que para que as pessoas possam gerar inteligência e conhecimentos que façam o crescer das empresas elas precisam de motivos para gerar ações que resultem em valor para os clientes de cada organização; está é a tal “motivação”; tanto perseguida pelos lideres das empresas.

Em meu juízo de valor a forma de fazê-lo é conseguir enxergar que precisamos ter varias atuações no sentido de criar ambientes de trabalho que estejam alinhados em um foco conceitual e fundamental; só pessoas felizes e com uma vida feliz pode gerar valor nos negócios. Alinhado a este conceito temos que ter três respostas para as pessoas em todas as nossas ações de gestão, respondendo
1. Por que as pessoas tem que fazer ?
2. Como elas devem fazer ?
3. Quanto elas ganham por fazer ?

Na pergunta 1 a inteligência e competência tem que prevalecer saindo da frase medíocre do passado – faça por que eu estou mandando e sendo substituída por fundamentos macros que leve a pessoa a ver sentido nas suas ações sendo agregadoras para uma meta eficaz na conquista e permanência dos clientes. A segunda resposta é entregar ao colaborador uma serie de ferramentas cognitivas que lhe “alimente” todo o tempo com a vontade de querer crescer do ponto de vista intelectual e que a conquistas de aprender dia a dia uma forma melhor de atuar com maior competência e produtividade. E a terceira se libertar da forma hora trabalho da remuneração salário fixo e benefícios e alinhar um placar onde o resultado do lucro gerado possa ser realizado/colocado no bolso de cada pessoa que participa da realização do trabalho.

Entregar mais que só o salário é fundamental para as novas gerações; propiciar condições de as pessoas que se envolvem na construção de valor possam receber mais conhecimento através de cursos de MBA/pós graduações enfim crescerem e conquistarem melhores condições de vida e de felicidade com suas famílias e amigos. Sua reflexão é ação com o propósito de fazer com que as pessoas que estão com você possam responder sim à pergunta ´você faz o que gosta todo os dias de sua vida?´.